20.8.13

Ao pé da lareira


Assisti uma palestra de um Christopher Mitchell sobre a amizade entre o C. S. Lewis e o J. R. R. Tolkien e, apesar de não ser das falas mais eloquentes que eu já ouvi, fiquei satisfeito principalmente porque ele saciou a minha curiosidade sobre a relação dos dois. Além disso, ele colocou juntas duas citações de um jeito genial, se não pelo bom gosto, pelo menos pelo inusitado. A primeira é da Virginia Woolf falando a respeito do T. S. Eliot e a segunda é do C. S. Lewis falando do seu grupo de amigos.

Tive um encontro dos mais vergonhosos e perturbadores com o caro e pobre Tom Eliot, que pode ser considerado morto por todos nós deste dia em diante. Ele tornou-se um anglo-católico, acredita em Deus e imortalidade e vai à igreja. Eu fiquei realmente chocada. Um cadáver teria parecido mais crível a mim do que ele era. Quero dizer, há algo de obsceno em uma pessoa viva, sentada ao pé da lareira, acreditando em Deus.”

O que eu devo a eles é incalculável... Há algum prazer na Terra tão grande quanto um círculo de amigos cristãos ao pé de uma boa lareira?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário